sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“Quando se trata de aprendizagens eu acredito que passamos a vida inteira aprendendo e ensinando.”

Referente a uma das minhas aprendizagens e que me marcou muito nos últimos tempos, foi sem dúvida, o acesso a tecnologia. Ela aconteceu em casa e na escola, o material utilizado para essa aprendizagem foi o computador.
Quando prestei vestibular para o curso do PEAD, jamais imaginei a tortura que seria aprender a manusear um computador. Quando meu filho começou a trabalhar no banco Bradesco foi obrigado adquirir um computador, pois o banco oferece vários cursos que precisam ser realizados on-line. Eu com medo de mexer e apagar seus cursos, o máximo que fazia com o que tínhamos em casa era tirar o pó e bem de leve. Iniciado o curso tivemos como ferramenta fundamental e necessária, o bendito, que sufoco. Quantas lágrimas e horas perdidas, pois para utilizar, dependia dos filhos que também fazem faculdade e não estavam ali para me ajudar. Quantos trabalhos perdidos que não eram salvos e deletava. Devido à necessidade tive que aprender na marra, comprei um só para mim, para não correr o risco de apagar os trabalhos dele ou mexer no que não devia e estragar. Obtive maior segurança, estava mexendo no que era só meu,mesmo que apagasse era só refazer novamente. Tive que conhecer o objeto, entender como funcionava, interagir com ele, perder o medo do desconhecido. De certa forma precisei de outras pessoas para iniciar a aprendizagem, mais foi interagindo diretamente com ele que obtive maior controle. Tive que ler algumas instruções e ir manuseando passo a passo em alguns casos, em outros como não há instruções tenho que ir me virando do jeito que posso aperto todas as teclas, reviro até dar certo ou desisto e espero alguém para me auxiliar. Várias ações e reflexões são necessárias até ver funcionando o danado. Parece tão simples, mas vive dando o que fazer. Quando penso que já aprendi a lidar aparece um novo trabalho e que precisa de outra ferramenta ou programa que desconheço, começa o drama. Ainda bem que no final sempre aprendo algo novo e amplio meus conhecimentos. Por este motivo acho importante na sala de aula proporcionar aos alunos este contato e a interação com o objeto para que a aprendizagem realmente se efetive, pois assim saberemos que uma vez aprendido jamais será esquecido.

Retirado da disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob Enfoque da Psicologia ll de 13/04/2009

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Realmente não é fácil Nara, esse processo de Inclusão Digital é complexo... os jovens nascem com a tecnologia, são os chamados nativos, mas a geração anterior infelizmente precisa correr atrás... o importante agora é olhar e ver a bela caminhada que percorreu!

Abraços