segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Significação de Vilência na Escola:

Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de Desenvolvimento moral na criança?

Nunca se ouviu falar tanto em violência na escola como nos últimos tempos.
Agressões verbais e físicas contra professores, entre colegas, falta de respeito e de limites. A escola na tentativa de encontrar uma solução para o problema cria projetos, normas de convivência, regras da turma que muitas vezes acaba não funcionando. É preciso que as regras sejam construídas junto com os alunos para que eles sintam-se responsáveis pelo cumprimento das mesmas. Trabalho com alunos da segunda série do ensino fundamental de nove anos, com idade entre 7 e 8 anos, que segundo a concepção de Piaget estão na fase da construção de noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade, portanto criamos as regras da turma em conjunto, onde eles é que decidem o que será feito caso não cumpram os combinados. Em situações de conflito, primeiro ouço cada um deles, depois peço que um colega escute o que o outro tem a dizer, então peço que pensem em suas atitudes para ver quem tem razão e o que estiver errado que peça desculpas para o colega. Na questão da justiça eles sempre acham que o outro que é o culpado ou então que o professor não lhe ouviu e está lhe culpando injustamente.
Outro dia presenciei uma situação onde um aluno agrediu o outro colega no recreio, então me aproximei e questionei porque ele havia agredido o colega e o que agrediu disse que por nada, é que ontem ele passou por mim e me empurrou na saída. Então chamei o outro que havia apanhado e questionei, e ele disse que nem tinha visto o colega na saída. Na verdade o menino havia agredido o colega sem nenhum motivo. Fiz com que ele se colocasse no lugar do colega e refletisse sobre sua atitude e que sugerisse o que eu deveria fazer com ele já que havia errado. Ele sugeriu que deveria ficar sentado só olhando os colegas brincar durante o recreio. Também é verdade que muitas situações acontecem principal mente na sala de aula ou porque a aula não é interessante para o aluno ou porque muitas vezes o professor como ser autoritário e detentor do poder não respeita a opinião ou a vontade do aluno, é claro que não estou defendendo que o aluno deva fazer o que quer, nem tampouco que todo professor é autoritário, mas sabemos que muitas situações de conflito surgem por estes motivos. O aluno para respeitar precisa ser respeitado também e ele precisa adquirir confiança no professor. O aluno que apresenta problemas de disciplina normalmente é aquele que já tem um rótulo, que tem uma baixa auto-estima, vem de famílias desestruturadas onde a violência é sua companheira diária. E à escola que deveria lhe acolher, acaba por lhe excluir.
É preciso que a escola reveja o seu papel e que o professor conheça um pouco mais sobre as fases da criança para saber lidar com elas. É preciso que o professor se coloque no lugar da criança para saber como gostaria de ser tratado. Outro dia na sala dos professores uma colega contou uma situação de discriminação e injustiça que aconteceu com sua filha e estava indignada, só que outro dia ela estava fazendo exatamente a mesma coisa com um aluno e julgando que estava certa. Quer dizer tenho dois pesos e duas medidas, na minha filha é injusto, com o filho dos outros não tem problemas.
Retirado

Retirado do trabalho: Desenvolvimento e Aprendizagem sob Enfoque da Psicologia lI de22/06/2009

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é, a questão da violência na escola é um assunto complicado... o que fazer? como fazer? é um trabalho que começa em casa...

Abs