quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Crenças, Certezas e ideias anteriores.

Revendo minhas aprendizagens encontrei no inventário do Seminário Integrador II de Agosto de 2007

NO CAMPO PESSOAL
Referente a minhas crenças, certezas e ideias anteriores sobre a educação, é que sempre acreditei que o caminho para uma transformação social só acontecerá através da Educação, sei que tudo acontece muito lentamente e lendo os textos referentes a Maquinaria Escolar, Verbetes, etc, é possível constatar que eu estou certa. Ao longo dos séculos muito pouco se viu em termos de mudança na Educação, os desníveis educacionais são muito grandes, não há um sistema Nacional de Educação e, a que ai está até hoje, é muito precária. Ser um bom professor é acreditar no potencial de cada um dos seus alunos, é investir na capacidade e na auto-estima deles, é transformar cada passo por menor que seja em uma grande conquista.É dar condições para que seu aluno possa através dos conhecimentos e aprendizagens que adquiriu modificar o meio em que vive. è torná-lo cidadão capaz e atuante. Sempre acreditei que iria fazer um curso superior, e quando surgiu a oportunidade, fiquei na dúvida se iria enfrentar um vestibular na UFRGS, sempre ouvi dizer que era difícil e conheci várias pessoas que pagavam cursinhos e assim mesmo rodavam. Mas não desisti, fui apoiada pelos filhos, colegas, familiares e aceitei o desafio. Fui aprovada e ai começaram as mudanças.Tive que me esforçar ao máximo para dar conta do compromisso que assumi. Ir em busca de mais qualificação profissional requer muita dedicação, força de vontade e acima de tudo persistência para ver um sonho se realizando. As transformações estão acontecendo à todo instante, desde a forma como encaro este novo desafio até a maneira que preciso encontrar para organizar o meu dia.Eu tinha ideia que ensino à distância seria abrir as atividades uma vez por mês e que teria muito tempo para realizar as atividades.

COMO ESTUDANTE
Meu primeiro desafio como estudante foi vencer a barreira para dominar a tecnologia da informática, depois ter que me reorganizar para voltar a sala de aula.Tive que reestruturar toda minha vida. Ler para mim não é problema , pois sempre gostei muito. Tive que deixar algumas coisas de lado, estou tendo a oportunidade de rever meus conceitos sobre o que é mais importante.Uma educação que prima pela qualidade requer muita dedicação e tenho procurado me dedicar ao máximo, através das leituras e das atividades propostas estou ampliando o meu horizonte com aprendizagens significativas.Através das discussões nos fóruns estou podendo refletir constantemente sobre minha atuação e prática como aluna e professora.

COMO PROFESSORA
Como professora estou tendo a chance de me reciclar, pois estou em constante mudança. Cada texto, atividade, trabalho solicitado me permite avaliar o meu trabalho e rever minha prática na sala de aula e alterar algo que precisa ser modificado. Lendo os textos sobre a Psicogênese da Lingua escrita e os testes que foram aplicados, me deram um maior embasamento teórico para avaliar os níveis dos meus alunos. O trabalho sobre a descrição da minha sala de aula me oportunizou rever a organização dos espaços dentro e fora da sala. A disciplina de Psicologia e as leituras e o filme sobre Freud, me fizeram repensar em toda nossa existência, todos os nossos bloqueios, traumas... Analisando cada uma das fases da criança foi possível entender melhor os meus alunos e a saber como lidar com eles.Como professor, estamos sempre em busca do que é melhor para tornar nossa aula interessante e nosso ambiente agradável e acolhedor fazendo com que nosso aluno sinta prazer no ato de aprender.

COMO COLEGA
Como colega de um ensino à distância, me possibilitou através do Fóruns encurtar essa distância trocando ideias, tirando dúvidas, dando opiniões e a crescer um pouco mais como pessoa e dar minha contribuição através de minhas ideias. Sei que nem sempre a tecnologia está a nosso favor e isso muitas vezes acaba prejudicando o nosso trabalho, como é um instrumento novo para mim, muitas vezes tive que recorrer ao auxílio dos colegas, tutores e professores que prontamente nos auxiliam, acho que minha contribuição foi pouco,mas acredito que com o tempo será possível participar de forma mais assídua nos fóruns e debates.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que legal Nara! Parabéns pela caminhada e evolução?

Abraços