quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aprendizagem & Ludicidade

A partir das leituras feitas pude fazer um aprofundamento teórico e esclarecer algumas dúvidas em relação a determinados assuntos. Cito como exemplo um dos textos da disciplina de Ludicidade, Teorias Psicológicas Sobre Brincadeira que dá um entendimento mais amplo sobre o que as crianças querem expressar brincando através das diferentes opiniões de Piaget, Vygotsky e Freud. E que a brincadeira é uma forma de contribuição para o desenvolvimento infantil, dando-me maior segurança para trabalhar através do lúdico sem achar que estou brincando por brincar. Segundo Tânia Fortuna em entrevista na TV COM, diz que brincar é um instrumento de transformação social, mas quando a atividade lúdica é realizada na escola ela pode produzir significado na aprendizagem e conseqüentemente sucesso escolar e isso eu pude constatar em minha sala de aula, pois através de jogos e atividades pedagógicas diferentes pude alfabetizar alunos com dificuldades de aprendizagem onde apresentaram um desempenho melhor e uma participação mais efetiva. Por que através do brincar a criança começa a entender como as coisas funcionam, podemos compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que fosse, o que a preocupa e os problemas que a cercam, e aprendem que existem regras que devem ser respeitadas, regras estas que são necessárias para a boa convivência com o outro.
Brincar é uma atividade séria e se todos os professores tivessem essa consciência talvez pudessem proporcionar aulas mais prazerosas, divertidas e interessantes para seus alunos e quem sabe problemas como evasão e repetência diminuíssem ou desaparecessem.
Retirado do meu portfolio de aprendizagem EixoIII 2007

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi, Nara! Está dado o primeiro passo para a construção do TCC. Seria interessante agora você destacar seus objetivos e sua pergunta principal para depois seguir na justificativa... Claro que sempre buscando o referencial teórico apropriado ao assunto.

Abraços