sexta-feira, 17 de abril de 2009

INCLUSÃO

Desde que surgiu a palavra Inclusão \\ “no meio escolar\\" porque pessoas com necessidades especiais sempre teve, fomos submetidos a velha forma de lidar com estas situações, ou seja tudo vindo de cima para baixo, tanto é que em muitas casos que recebemos alunos deficientes você ouve aquela velha história, bá Nara aquele aluno é pra ti, tenho certeza que irás fazer um ótimo trabalho, tu és uma excelente profissional e sei que vais dar conta. E ai lá me vai não pelo elogio, porque muitas vezes soa falsidade, mas pela criança que já está sendo excluída pelo próprio grupo. Já trabalhei com alunos com surdez leve, com paralisia cerebral, com deficiência mental, paralisia infantil, deficiente físico, alunos com hiperatividade, com déficit de atenção, dificuldades da fala e fora os outros casos com dificuldades de aprendizagem e que não tiveram laudo. Hoje na escola temos onze casos com laudo inclusive um autista. É muito difícil lidar com ele pois seu tempo de atenção ainda é limitado, ou seja só consegue ficar na escola até o recreio, depois ele começa a surtar. Ele tem uma irmã com o mesmo problema só que ela é psicótica, mas não estuda na nossa escola aparece de vez em quando vai buscar o irmão. Procuramos atender os alunos buscando parceria com os profissionais que os atendem, para saber de que forma será melhor trabalhar com eles, e tem dado alguns resultados. A barra é pesada, você muitas vezes se sente impotente incapaz de atingir aquela criança, mas muitas vezes é surpreendida, porque eles retribuem com carinho e afeto demonstra isso de forma muito natural, pois elogiam, fazem desenhos, tentam de certa forma expressar todo carinho e atenção que dedicamos a eles, a mim pouco importa se alfabetizei, o que me importa é que no momento que precisou eu estava ali para dar carinho, ouvir,conversar dar a atenção que precisava. Sinto que meu trabalho não é só com a aprendizagem, mas também com o lado afetivo, emocional e social, posso até estar errada, mas para mim é uma forma que me aproxima do meu aluno.

Nenhum comentário: