quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A efetividade do objeto e da relação com o objeto


Uma terceira característica do objeto de trabalho decorre de sua dimensão afetiva. Um componente emocional manifesta-se inevitavelmente, quando de trata de seres humanos. Quando se ensina, certos alunos parecem simpáticos, outros não. Com certos grupos, tudo caminha perfeitamente bem; com outros, tudo fica bloqueado. Uma boa parte do trabalho docente é de cunho afetivo, emocional. Baseia-se em emoções, em afetos, na capacidade não somente de pensar os alunos, mas igualmente de perceber e de sentir suas emoções, seus temores, suas alegrias seus próprios bloqueios afetivos.

Referência
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003. (cap. 3. pág. 112 -149)
Revirando os baús do tempo encontrei este recorte do texto do Tardif que vem de encontro com meu TCC e que é de extrema imporância.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza! Mas como identificar?

Abs