quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Organização do Ensino

A organização escolar na perspectiva democrática se dá de forma mais flexível e menos autoritária entre educadores e educando. Ela caracteriza-se pelo funcionamento do conselho escolar, da descentralização dos recursos, do provimento do cargo de diretor, da participação direta de todos agentes sociais, de planejamento participativo, da avaliação institucional participativa.
Possui dimensão financeira através de repasse de verbas, programação de recursos, plano de aplicação e prestação de contas. Dimensão administrativa que abrange planejamento participativo global, plano de gestão anual, organização da vida escolar e funcional. Dimensão pedagógica composta por Projeto Político Pedagógico e dinâmica da organização do ensino. Dimensão relacional com relações com sistema, redes de ensino, órgão Central, instituição afins.
A escola onde eu atuo a gestão democrática se dá de acordo com a apresentada no mapa. A escolha do diretor é feita através de eleição onde votam os representantes de todos os segmentos. Existe o conselho escolar que também é escolhido através do voto e atua junto à escola para tomada de decisões pertinentes ao seu papel. Atualmente estamos participando das discussões para fazer as alterações, bem como as adequações necessárias do PPP e do Regimento. Uma das alterações feitas é a que deverá garantir os direitos dos alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais conforme parecer N°56 que até então não era contemplado.
O conselho de classe acontece do pré a 6ª série, nossa terminalidade; com a participação de todos os segmentos. As verbas antes de serem aplicadas, são discutidas com os segmentos e após, é feita a prestação de contas. Nossa escola é seriada e atende em média 235 alunos. Trabalhamos por projetos organizados e discutidos com os envolvidos.
Dentro do quadro de gestão democrática o que ainda precisa ser trabalhado em nossa escola é a participação mais efetiva dos pais, pois eles participam em número reduzido e de forma meio restrita, ou seja, só quando são chamados para algumas festividades, entrega de pareceres, reuniões... Quando eles se sentirem de fato como cidadãos capazes de modificar o meio em que vivem e pertencentes aquela comunidade escolar, atuem de forma mais efetiva da escola.
A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da cidadania. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Bela postagem!
Parabéns!