quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Gestão Democrática

A gestão democrática ainda se encontra muito em aberto à construção do conhecimento e à aprendizagem, dada a dificuldade que se tem de mudanças de paradigmas. Estas não acontecem de forma rápida, pois consistem em um processo histórico que é construído com muita dificuldade pela sociedade. É preciso, ainda assimilar novas formas de se relacionar com o conhecimento, a pesquisa, a organização e a função da comunidade no envolvimento da educação.
A educação é um processo que se deve ligar o mundo do trabalho e à prática social, portanto, é necessária a participação para se construir projetos voltados aos anseios da sociedade. Um projeto político-pedagógico pode contribuir para estabelecer novos paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a escola transgredir a chamada "educação tradicional",cujo conteudismo de inspiração positivista está longe de corresponder às necessidades e aos anseios de todos que participam do cotidiano escolar.
Ao pensarmos em educação para todos precisamos lançar mão de estratégias de ensino diferenciadas,de ações coletivas e individuais, de valorização do saber e, principalmente da disponibilidade para conhecer o grupo a quem se destina nosso fazer pedagógico. E o professor é a peça fundamental no processo de mudança.