quinta-feira, 27 de maio de 2010

Trabalhando as emoções

" Ensinar a matéria estimulando a emoção dos alunos desacelera o pensamento, melhora a concentração e produz um registro previlegiado. Os professores e os pais que não provocam a emoção dos jovens não educam, apenas informam." (Augusto Cury- Pais Brilhantes Professores Fascinantes)
E é pensando na emoção dos meus alunos que preparo minhas aulas. Tenho trabalhado várias técnicas que levem meu aluno refletir sobre fatos e acontecimentos que envolvem nosso cotidiano. Trabalhei sobre as diferenças, o texto sobre o Camelo e o Dromedário, sobre a Abolição da escravatura trabalhei a forma como os negros escravos eram tratados em relação aos brancos e como vivem nos dias de hoje, a questão do racismo, do preconceito. A questão dos sentimentos trabalhei uma atividade chamada de mãos dadas com a poesia, onde após ouvir a música coração de estudante do Milton Nascimento, deveriam escrever sobre seus sentimentos, e saiu coisas muito interessantes. Trabalhamos sobre o Bullying que vem preocupando tanto à todos. Trabalhamos sobre a importância da ajuda mútua e construímos a árvore dos nossos sonhos. Procuro estimular meus alunos a abrirem seus corações, falarem sobre seus sentimentos para que eu possa conhecer mais sobre cada um deles e entendê-los melhor. "Muito mais do que ensinar eu estou aprendendo com cada um deles."

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Nara

Achei muito interessante sua postagem, pois o homem é um ser que se relaciona. A pessoa só se realiza na medida em que é capaz de conviver. Saber se relacionar faz parte de uma longa caminhada processual que penso dar início no autoconhecimento, pois só se relaciona com o outro quem se relaciona consigo mesmo.

O sujeito evolui no seu processo de contrução envolto e imerso em sensações e sentimentos, mas que energia é essa que aflora tanto inconsciente como que por estímulo externo? Como reconhcê-la? Como conceituá-la? E por fim, como relacionar-se com ela? Nossas emoções... é um exercício!

Abraços