domingo, 21 de junho de 2009

Inclusão

Na escola onde trabalho temos 15 casos de alunos com Necessidades Especiais. Um caso de Autismo, uma Surdez moderada,duas Paralisia Cerebral sendo que num dos casos o aluno usa cadeira de rodas, duas Deficiência Mental leve, um problemas de fala e os outros casos são de Hiperatividade e Deficit da Atenção, fora os casos que já foram encaminhados e que ainda aguardam avaliação. Mas de qualquer forma trabalhamos de acordo com as condições que temos. O professor vai se virando como pode atrás de formação e qualificação para poder lidar de forma mais adequada com as situações que vão surgindo, buscando parceria com os pais, com profissionais habilitados e através das bibliografias que trazem algum tipo de informação referente a deficiência do seu aluno. Há também uma troca de experiências e de informações entre os professores para dividir as angustias que acabam surgindo. Sabemos que a inclusão é um fato, e que devemos aprender a lidar com ela. E pensando no que de melhor podemos oferecer para que nosso aluno para que se sinta incluído verdadeiramente é que procuramos organizar nosso trabalho e nossa escola.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Nara! Deve ser um trabalho realmente especial o que é realizado na tua escola! É fundamental que as parcerias se façam, com pais e profissionais, bem como trocas com os colegas e busca de conhecimento para que o trabalho se desenvolva com qualidade e segurança! Mas essa postura de comprometimento e de pensar em proporcionar o melhor para o aluno, é o que realmente faz toda diferença! Bjs, Maura - tutora do SI