sexta-feira, 19 de junho de 2009

Inclusão

Na revista nova escola junho/julho de 2009, traz uma reportagem com o título Mente Estimulada, onde diz que o professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los. Também há uma explicação sobre: O que é a DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? É a limitação em pelo menos duas das seguintes habilidades:comunicação,autocuidado,vida no lar, adaptação social,saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas,lazer e trabalho. O termo substitui "Deficiência Mental" em 2004, por recomendação da ONU, para evitar confusões com "doença mental", que é um estado patológico de pessoas que têm o intelecto igual da média, mas que, por algum problema, acabam temporáriamente sem usá-lo e sua capacidade plena. As causas variam e são complexas, englobando fatores genéticos, como a síndrome de Down, e ambientais, como os decorrentes de infecções e uso de drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade, meningites e traumas cranianos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs), como o autismo, também costumam causar limitações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem alguma deficiência intelectual.

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