sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Organização da escola

As constantes mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo requerem que a escola atenda às exigências impostas pelo novo modelo de sociedade. As mudanças necessárias, visando à eficácia da educação na sociedade atual, implicam numa nova organização da escola, no que se refere à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, das estruturas físicas e dos equipamentos, uma vez que “as organizações são sempre foco de mudanças pelas transformações impostas pela sociedade”. (Santos, 2002, p.29). Preocupados em oferecer aos nossos alunos uma escola inclusiva, voltada aos interesses da comunidade e com um ensino de qualidade, pais, alunos, professores e funcionários unem-se e desenvolvem um trabalho coletivo na construção de um projeto educativo. O Projeto Político Pedagógico mostra a visão macro do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias, tanto no que se refere às atividades pedagógicas, como as funções administrativas. Estamos atualmente trabalhando para fazer as adequações necessárias tanto no PPP quanto no regimento escolar. Com as bibliografias e os trabalhos feitos durante o semestre, foi possível um entendimento melhor sobre as discussões que estão acontecendo sobre gestão democrática, PPP, regimento, políticas públicas, qualificação docente, enfim de uma forma muito positiva, fomos contemplados com aportes teóricos importantes como subsídios para aprimorar nossa prática na escola que atuamos. No início do ano letivo, reunidos com os segmentos, discutimos sobre os projetos e atividades que serão desenvolvidas no ano letivo. Os projetos desenvolvidos pela escola se dão de forma colaborativa e compartilhada e são sobre: Meio Ambiente, Etnias, Dama, Xadrez, Hora do Conto, Ortografando, Soletrando, Festa Junina, Olimpíadas Matemática, Olimpíadas Escolares entre outros. A escola busca oferecer aos alunos diversas atividades que visam ampliar o seu conhecimento. Como apoio as dificuldades de aprendizagem a escola também dispõe de Laboratório de aprendizagem, Plano didático de apoio e SOE. Temos uma carga horária diária acrescida de dez minutos para que durante o período letivo tenhamos as paradas mensais, onde os professores de áreas afins se reúnem para fazerem e refletirem sobre seus planejamentos. Há também a oferta de palestras, oficinas, debates e reuniões com parceria de profissionais habilitados e capacitados para ajudar em situações onde é imprescindível a formação especifica. Ainda não temos a escola ideal, mas estamos caminhando juntos em busca de um caminho mais curto, para esse encontro. Sabemos que o processo de mudança é muito lento e que a participação efetiva só acontecerá quando os sujeitos envolvidos tiverem confiança na escola e consciência da sua importância nessa participação.

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