quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Eu li na revista Nova Escola

Políticas Públicas
ModalidadesEJA
Edição 227 | Novembro 2009 | Título original: Prática adequada

Prática adequada aos adultos
Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas
Beatriz Vichessi e Melissa Diniz

Mais sobre EJA

Reportagens

Discurso Vazio
A EJA agora tem agora objetivos maiores que a alfabetização
No princípio, é o nome
Planos de aula

Prática de leitura na EJA
Escrita coletiva na EJA
Vídeo

Sandra Medrano fala sobre o discurso do educador da EJA
O processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso não quer dizer que o professor vá trabalhar lançando mão dos mesmos materiais e estratégias com públicos tão distintos. Não faz sentido. Esse é, inclusive, um dos motivos que levam os mais velhos a fracassar e abandonar a escola (leia abaixo os depoimentos de três alunos dessa modalidade).

Embora exista uma variedade considerável de bons materiais organizados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas secretarias estaduais e municipais do país (disponíveis gratuitamente na internet), muitos educadores ainda recorrem aos livros usados pela criançada. Um dos motivos é a falta de formação específica. A maioria das faculdades de Pedagogia negligencia a EJA e não prepara os educadores para lidar com as especificidades da modalidade. Estudo encomendado por NOVA ESCOLA à Fundação Carlos Chagas no ano passado aponta que lecionar para jovens e adultos é um fato abordado somente em 1,5% das disciplinas do currículo de Pedagogia.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Realmente Nara, essa pesquisa nos mostra o quanto a EJA é "ignorada" no currículo da Pedagogia em universidades. Mas será que o aluno (estudande de Pedagogia) não tem uma certa responsabilidade sobre isso?? De quem é a culpa??? volto para continuarmos...