quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Profissão X Ética

A última aula presencial, fez com que eu refletisse sobre o fato ocorrido, onde foi assinado a lista de presença por uma colega que estava ausente. A princípio parece um ato de coleguismo querer ajudar aquela que por algum motivo não pode comparecer. Parece algo insignificante, mas pensando por outro lado, me questiono. Que tipo de profissinal estamos formando? Que exemplo este professor está dando para seu aluno? Como falar de ética, honestidade e respeito, se na minha prática eu própria não exercito estes valores? Se eu aprendo com o outro, que modelo está sendo deixando para seguir? Se deixo marcas por onde ando, quais as que deixarei agindo desta forma? Onde está a ética? Quando se trata de Educação eu acredito que quanto mais transparente formos, mais exemplos bons teremos para deixar.Este fato mexeu muito comigo a ponto de me levar refletir sobre nossa conduta e nossa postura diante dos nossos alunos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Nara que bom que colocaste tua indignação no seu blog. Somos todos adultos e precisamos sim refletir e nos colocar no lugar do outro. Pensar na educação, e que nós adultos somos exemplos para as crianças. Como somos professores é importante refletir sobre os exemplos que queremos dar aos nossos alunos, quais marcas queremos deixar para essa nova geração??? É importante pensar nisso...