quinta-feira, 7 de maio de 2009

Inclusão

Considerando que a pluralidade e não a igualdade é a principal característica do ser humano, e que a educação deve contemplar essa diversidade de condição humana, proporcionando oportunidades iguais para seu desenvolvimento, fica evidente que não é apenas o educando, com deficiência ou não, que deve adaptar-se ao sistema de ensino e sim a escola é que tem o dever de atender as necessidades da criança para sua real participação, ou seja, para sua Inclusão. Acredito, porém, que, em muitas vezes, para que a inclusão ocorra, torna-se necessário que o sistema de ensino propicie recursos educacionais especiais para atender às necessidades educacionais especiais. Para o verdadeiro sucesso da Inclusão a escola deve estar preparada com recursos educacionais adequados e uma Política Pública consciente, comprometida com a Educação Inclusiva. A Inclusão se reflete no desenvolvimento de estratégias que procuram proporcionar Igualdade de oportunidades. O princípio da Escola Inclusiva é que todas as crianças aprendam juntas, independente das diferenças que possam ter. As Escolas inclusivas devem reconhecer as diversas necessidades dos alunos e dar uma resposta a cada uma delas, assegurando uma Educação de qualidade a todos, através de: Currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos, parcerias, políticas públicas responsáveis e comprometidas com a educação inclusiva. Acredito que dessa forma a Educação será efetiva e realmente Inclusiva.

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