quinta-feira, 17 de abril de 2008

Reflexão e síntese

REFLEXÃO E SÍNTESE
Reflexão me leva a um estágio de constante avaliação. E quando foi sugerida esta atividade logo me reportei aos dias em que antecederam a atividade. Muitas dúvidas, angústias, incertezas, o que realmente seria esta atividade, qual seria realmente a intenção referente ao que foi solicitado, como seria sua defesa o que realmente seria avaliado, nossa postura diante do grupo de avaliadores enquanto aluno do PEAD ou professor em sala de aula, o nosso trabalho apresentado impresso ou nossa prática pedagógica.
Dúvidas estas que até hoje permanecem na minha mente, pois apesar de ter feito o trabalho impresso e a sua defesa, não sei como e nem de que forma realmente fui avaliada, pois não recebi nenhum comentário em relação à apresentação, nem pessoal nem em meu trabalho no webfólio. Acredito que tenha sido um bom trabalho senão talvez devesse ter recuperado.
Vivemos em uma sociedade onde corremos o tempo todo sem tempo para nada, condicionados a aceleração do dia-dia. Não paramos, pois se pararmos corremos o risco de estagnarmos. E com este tipo de atividade proposta somos obrigados a parar e refletir sobre as nossas aprendizagens. E para mim todas vieram enriquecer minha prática pedagógica. Eu particularmente aproveito todas as sugestões de atividades e aplico em meus alunos e isso torna o meu trabalho mais rico, pois consigo unir a experiência da minha prática com a teoria que me faltava. Sinto que desta forma as duas partes saem contempladas com uma bagagem com maior qualidade e muito mais significativa. Tenho consciência de que o PEAD está sendo muito importante para mim e não tenho vergonha em dizer que os vinte e nove anos de sala de aula estão a cada dia se renovando e eu estou sempre aprendendo coisas novas para poder transmitir para meus alunos. Somos seres em constante transformação e eu estou sempre pronta para aprender, transmitir e mediar esse conhecimento. Quando paro para fazer uma avaliação da minha trajetória consigo estabelecer um parâmetro de como eu era e como eu estou agora, além de observar o meu crescimento em termos de aprendizagem. A teoria adquirida sobre cada uma das interdisciplinas enriquece o meu trabalho e o resultado esta diretamente ligada a minha sala de aula. Espero ter contemplado com este trabalho todas as expectativas em relação ao que foi sugerido, pois quando se vai ser avaliado nunca se sabe qual a verdadeira intenção de quem avalia, e esta é a minha dúvida. Sei que com este trabalho tive a oportunidade de refletir e me reconhecer como professora e como aluna e corrigir algumas falhas cometidas e que anteriormente passavam despercebidas.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Nara Regina G. Sarmento Analisando a sua “Reflexão Síntese” percebo que essa atividade proposta pelo Seminário Integrador IV, veio de encontro com suas ansiedades e dúvidas de aluna. A aquela velha preocupação como vou ser avaliada? Graças à metodologia renovada do Curso PEAD que procura respeitar os sabres e o desenvolvimento e a criatividade de cada aluno. Educação Transformação “Paulo Freire” a rigorosidade metódica e a pesquisa, a ética e estática, o respeito pelos sabres do educando, a competência profissional, ter liberdade e autonomia...Sua reflexão em relação o parar, o retomar é muito pertinente. Ficamos muito felizes com o testemunho de que vem aproveitando todas as sugestões das atividades sugeridas e aplicando com seus alunos. Parabéns! E agradeço em nome de todos os professores das Interdisciplinas. Espero que eu tenha passado um pouco mais de tranqüilidade e que na próxima vez não se preocupe tanto com os avaliadores, todos estão comprometidos com a metodologia de reconhecer o Saber de cada educando e respeitar o seu desenvolvimento, vai sempre reconhecer e contemplar a responsabilidade de cada acadêmica com seu crescimento pessoal, profissional e intelectual. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV