quinta-feira, 15 de outubro de 2009
DIA DO PROFESSOR
Hoje é um dia em que os professores são lembrados e homenageados por algumas pessoas. Esta homenagem não deveria ser apenas com mensagens bonitas, músicas ou flores, nem tampouco só neste dia. Os professores deveriam ser homenageados com salários dignos, maior talvez até do que o de um presidente da república, porque se ele está lá, com certeza deve ter passado pelas mãos dos professores.Os Deputados, Senadores, Vereadores e Juízes, quando votam e defendem seus salários deveriam pensar em equipará-los aos nossos ou os nossos aos deles, pois como é que os nossos salários e o salário mínimo aumentam o rombo da previdência ou do déficit público e o deles não, qual é a fórmula aplicada pra eles e que não pode servir para nós. Gostaria de entender esta mágica. Há tantas profissões tão importantes e outras nem tanto, mas todas precisam passar pelos bancos escolares para se formarem. É tanta demagogia em torno da educação e tão pouco se faz para mudar este quadro. Houve um tempo em que "SER PROFESSOR" era motivo de orgulho, hoje, poucos são os que se orgulham de ser um. Só aqueles que realmente amam sua profissão e acreditam que uma educação de qualidade será capaz de transformar a sociedade continuam a lutar por ela. Em meio a tanta violência, desrespeito,desvalorização e precariedade do ensino, ainda há os que acreditam nela e a estes o meu FELIZ DIA DO PROFESSOR. Somos uma categoria que não desiste, pois só os fracos se rendem, e nós continuamos acreditando na luta.Parabéns a todos nós.
Marcadores:
DIDÁTICA,
EJA,
LIBRAS,
LINGUAGEM,
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII
sábado, 10 de outubro de 2009
Reflexão Crítica da Prática
A formação constante do professor é fundamental para que seja feita uma reflexão crítica sobre sua prática. Enquanto estou participando das formações da qual vou em busca, estou propiciando maior qualificação para minha prática docente e por consequência transferindo para meu aluno aquilo que, de novo, estou aprendendo. Isso me oportuniza também rever a forma como estou transmitindo este conhecimento. É importante saber que quanto mais aprendemos mais teremos a ensinar. Cada um dos textos e das atividades propostas que tenho para realizar, trago para dentro da minha realidade e me questiono se já fiz, realmente isso é assim,estou no caminho certo, o que ainda não esta? São inúmeras as perguntas, mas sem dúvida servem para repensar e melhorar.
Marcadores:
DIDÁTICA,
EJA,
LIBRAS,
LINGUAGEM,
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
EJA
Uma proposta pedagógica que seja útil para vida prática é o que aluno da EJA precisa. Algo que possa ser somado ao conjunto de conhecimentos que ele já adquiriu. Não dá para ignorar que os interesses desses alunos são diferentes dos alunos do ensino regular. Eles correm contra o tempo, pois precisam destas novas aprendizagens para competir no mercado de trabalho. Quando se fala em desafios educacionais, principalmente da EJA, devem se destacar os aspectos qualitativos e quantitativos, pois trata-se da universalização do ensino fundamental sem perder o padrão de qualidade. Portanto a Educação deve dar conta de ser além de atraente e interessante, útil para que sirva aos interesses do aluno no seu dia-dia.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
EJA
Os jovens e adultos procuram a escola, inicialmemte, motivados pela expectativa de conseguir um emprego melhor, ou então são levados pelo desejo de elevação da, auto-estima,da independência e da melhoria de vida pessoal.Embora nem sempre estes anseios resultem na sua conquista, pois na maioria das vezes são obrigados a abandonar os bancos escolares pela dificuldade de conciliar os estudos com uma jornada de trabalho sobrecarregada. Atender a parcela da população cuja experiência na educação regular foi negada ou frustrada por sucessivas reprovações e evasões, o processo de escolarização de jovens e adultos deve representar uma contribuição para o resgate da dignidade e para construção da cidadania crítica e participativa.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Fórum Permanente de Educação
Gravataí, esta se mobilizando para o próximo Encontro Internacional de Educação. E para isso criou um Fórum Permanente de Educação, onde será possível analisar e discutir assuntos referentes à Educação que estão contemplados nas teses dos Anais do III Congresso Municipal de Educação, realizado em 2007. Este é um espaço onde tentamos fazer com que nossa voz seja ouvida.Se queremos uma Educação de qualidade, com alunos e pais participativos e atuantes, precisamos incentivá-los a fazer esse debate e inserí-los neste processo. Vivemos em uma sociedade capitalista e excludente que luta para defender os interesses daqueles que detém o poder. SE queremos que a Democracia se efetive, é preciso fazer com que a escola assuma seu papel e promova este momento importante para Educação, onde o objetivo principal é o exercício da ação reflexiva, voltada para aprendizagem e para o exercício pleno da cidadania.
Marcadores:
DIDÁTICA,
EJA,
LINGUAGEM,
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
LIBRAS
Estamos sempre aprendendo com o outro, e na aula de ontem não poderia ter sido diferente. A professora Caroline e a interprete tinham uma sincronia tão grande que nem parecia que uma fazia os gestos e a outra quem falava. Aprendemos o nosso nome,a nossa idade na língua de sinais. Conhecemos o alfabeto de sinais em mais de um idioma. A aula foi além de interessante muito boa. A professora e sua interprete atingiram o objetivo principal da disciplina, que para mim é despertar o interesse dos alunos. Ontem todos alunos presentes sairam da sala entusiasmados com a aula. Realmente estava muito boa.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Profissão X Ética
A última aula presencial, fez com que eu refletisse sobre o fato ocorrido, onde foi assinado a lista de presença por uma colega que estava ausente. A princípio parece um ato de coleguismo querer ajudar aquela que por algum motivo não pode comparecer. Parece algo insignificante, mas pensando por outro lado, me questiono. Que tipo de profissinal estamos formando? Que exemplo este professor está dando para seu aluno? Como falar de ética, honestidade e respeito, se na minha prática eu própria não exercito estes valores? Se eu aprendo com o outro, que modelo está sendo deixando para seguir? Se deixo marcas por onde ando, quais as que deixarei agindo desta forma? Onde está a ética? Quando se trata de Educação eu acredito que quanto mais transparente formos, mais exemplos bons teremos para deixar.Este fato mexeu muito comigo a ponto de me levar refletir sobre nossa conduta e nossa postura diante dos nossos alunos.
Marcadores:
DIDÁTICA,
LINGUAGEM,
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII
Assinar:
Postagens (Atom)