Começarei pela humildade que, de modo algum, significa falta de acato a nós mesmos, acomodação, covardia. Pelo contrário, a humildade exige coragem, confiança em nós mesmos, respeito a nós mesmos e aos outros.
A humildade nos ajuda a reconhecer esta coisa óbvia: ninguém sabe tudo; ninguém ignora tudo.
Paulo Freire
domingo, 12 de outubro de 2008
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Organização do Ensino
A organização escolar na perspectiva democrática se dá de forma mais flexível e menos autoritária entre educadores e educando. Ela caracteriza-se pelo funcionamento do conselho escolar, da descentralização dos recursos, do provimento do cargo de diretor, da participação direta de todos agentes sociais, de planejamento participativo, da avaliação institucional participativa.
Possui dimensão financeira através de repasse de verbas, programação de recursos, plano de aplicação e prestação de contas. Dimensão administrativa que abrange planejamento participativo global, plano de gestão anual, organização da vida escolar e funcional. Dimensão pedagógica composta por Projeto Político Pedagógico e dinâmica da organização do ensino. Dimensão relacional com relações com sistema, redes de ensino, órgão Central, instituição afins.
A escola onde eu atuo a gestão democrática se dá de acordo com a apresentada no mapa. A escolha do diretor é feita através de eleição onde votam os representantes de todos os segmentos. Existe o conselho escolar que também é escolhido através do voto e atua junto à escola para tomada de decisões pertinentes ao seu papel. Atualmente estamos participando das discussões para fazer as alterações, bem como as adequações necessárias do PPP e do Regimento. Uma das alterações feitas é a que deverá garantir os direitos dos alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais conforme parecer N°56 que até então não era contemplado.
O conselho de classe acontece do pré a 6ª série, nossa terminalidade; com a participação de todos os segmentos. As verbas antes de serem aplicadas, são discutidas com os segmentos e após, é feita a prestação de contas. Nossa escola é seriada e atende em média 235 alunos. Trabalhamos por projetos organizados e discutidos com os envolvidos.
Dentro do quadro de gestão democrática o que ainda precisa ser trabalhado em nossa escola é a participação mais efetiva dos pais, pois eles participam em número reduzido e de forma meio restrita, ou seja, só quando são chamados para algumas festividades, entrega de pareceres, reuniões... Quando eles se sentirem de fato como cidadãos capazes de modificar o meio em que vivem e pertencentes aquela comunidade escolar, atuem de forma mais efetiva da escola.
A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da cidadania. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade.
Possui dimensão financeira através de repasse de verbas, programação de recursos, plano de aplicação e prestação de contas. Dimensão administrativa que abrange planejamento participativo global, plano de gestão anual, organização da vida escolar e funcional. Dimensão pedagógica composta por Projeto Político Pedagógico e dinâmica da organização do ensino. Dimensão relacional com relações com sistema, redes de ensino, órgão Central, instituição afins.
A escola onde eu atuo a gestão democrática se dá de acordo com a apresentada no mapa. A escolha do diretor é feita através de eleição onde votam os representantes de todos os segmentos. Existe o conselho escolar que também é escolhido através do voto e atua junto à escola para tomada de decisões pertinentes ao seu papel. Atualmente estamos participando das discussões para fazer as alterações, bem como as adequações necessárias do PPP e do Regimento. Uma das alterações feitas é a que deverá garantir os direitos dos alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais conforme parecer N°56 que até então não era contemplado.
O conselho de classe acontece do pré a 6ª série, nossa terminalidade; com a participação de todos os segmentos. As verbas antes de serem aplicadas, são discutidas com os segmentos e após, é feita a prestação de contas. Nossa escola é seriada e atende em média 235 alunos. Trabalhamos por projetos organizados e discutidos com os envolvidos.
Dentro do quadro de gestão democrática o que ainda precisa ser trabalhado em nossa escola é a participação mais efetiva dos pais, pois eles participam em número reduzido e de forma meio restrita, ou seja, só quando são chamados para algumas festividades, entrega de pareceres, reuniões... Quando eles se sentirem de fato como cidadãos capazes de modificar o meio em que vivem e pertencentes aquela comunidade escolar, atuem de forma mais efetiva da escola.
A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da cidadania. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade.
domingo, 28 de setembro de 2008
Projeto Político Pedagógico
Muito pertinente a disciplina sobre gestão, pois ela vem justo no momento em que as escolas estão revendo seus PPPs e fazendo as adequações necessárias. Ela nos leva a fazer profundas reflexões sobre a verdadeira democracia e o papel do gestor num sistema de governo onde é possível administrar com transparência, competência e para TODOS, já que a educação é um direito do cidadão e um dever do estado.Estamos também em um período eleitoral tanto nos municípios quanto nas escolas, onde uma escolha errada pode nos levar a uma estagnação ou um erro fatal.É preciso muita cautela e conhecer bem as propostas referentes a educação. Cada um cumprindo seu papel teremos uma sociedade mais justa e igualitária. Embora se saiba que quando o assunto é educação, os interesses nem sempre privilegiam os menos favorecidos, compete aos educadores levar os educandos a refletirem sobre os seus direitos e exigir que sejam cumpridos.
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Organização do Ensino e Gestão da Educação
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Olhares sobre o ensino.
Lendo a reportagem de António Nóvoa na revista Nova Escola deste mês, achei bastante interessante, principalmente a parte onde ele diz que "Com a crise do Estado iniciada nas últimas décadas, também a "lógica pública" do sistema educacional responde mal às demandas sociais. E que "Foi uma das grandes mentiras do século XX dizer às classes populares que, se fizessem um grande esforço para obter um diploma escolar, teriam uma vida melhor. Realmente, concordo com ele quando diz que há uma necessidade de resignificar o sentido da escola. E posso dizer que esta ideia está muito forte na mente da maioria dos pais e de alguns alunos, pois quando perguntamos a eles para que vêem à escola? Eles respondem: para estudar.- Para que? - Para ser alguém na vida. Como se quem não fosse à escola não fosse alguém na vida. E como se hoje ter um diploma seria o contrário.
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quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Gestão Democrática
Acesso à informação pela comunidade escolar X Burocratização da informação
Na gestão democrática a comunidade escolar tem direito não só a informação como também a sua participação nas decisões tomadas. A prestação de contas, as compras efetuadas e todas as discussões pertinentes são informações que devem ser discutidas antes de serem feitas pelos seus representantes e depois prestadas para comunidade. A transparência nas contas e nos atos da escola são direitos que lhes pertencem. O que na gestão Patrimonialista isso não acontece, pois tudo que gasto ou que precisa ser adquirido é feito pelo diretor sem a necessidade da prestação de contas. Existe uma burocratização dessa e de toda informação ela não é repassada, quanto mais informações puder ser sonegada menos a comunidade ficará sabendo, pois o patrimonialista detém o poder. Ele é quem determina o que pode ou não ser divulgado.
Na gestão democrática a comunidade escolar tem direito não só a informação como também a sua participação nas decisões tomadas. A prestação de contas, as compras efetuadas e todas as discussões pertinentes são informações que devem ser discutidas antes de serem feitas pelos seus representantes e depois prestadas para comunidade. A transparência nas contas e nos atos da escola são direitos que lhes pertencem. O que na gestão Patrimonialista isso não acontece, pois tudo que gasto ou que precisa ser adquirido é feito pelo diretor sem a necessidade da prestação de contas. Existe uma burocratização dessa e de toda informação ela não é repassada, quanto mais informações puder ser sonegada menos a comunidade ficará sabendo, pois o patrimonialista detém o poder. Ele é quem determina o que pode ou não ser divulgado.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Aula Presencial
Embora saiba que o curso é basicamente à distância e que muitos colegas tem dificuldades em comparecer nas aulas presenciais, sinto o quão importante elas são. Na aula presencial de ontem além de conhecer pessoalmente a professora Simone de Psicologia, foi possível ter maior clareza referente as atividades sugeridas bem como dos trabalhos solicitados. O encontro com os colegas, amigos e tutores faz com que os vínculos afetivos se fortaleçam. Como seres humanos que somos sentimos a necessidade do contato, do afeto, da amizade e da solidariedade. Este momento permite a troca de experiências, o diálogo e a interação entre todos.
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